segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Giroscópio Newton Ball

A Newton Ball é um artefato aproximadamente no formato e tamanho de uma bola de tênis, que usa o princípio do giroscópio para gerar movimento e resistência, criando um dos mais compactos aparelhos de exercício mecânicos que existem.

O giroscópio de uma Newton Ball pode alcançar taxas de rotação superiores a 15.000 RPM, embora a força muscular exigida para atingir números tão elevados não esteja a alcance da maioria dos seus usuários. Mas mesmo a rotações menos elevadas, o aparelho cria condições para exercitar pulso, braços e ombros, e tem a vantagem de ser prático de transportar, guardar e usar.

Segundo o fabricante, os movimentos com a Newton Ball são circulares e não causam impactos. “Newton Ball age aumentando simultaneamente sua força e resistência no braço, pulso, dedos, ombro e mão. Quanto mais rápido movimentá-la, mais força é preciso fazer. Dependendo da força de cada usuário, a Newton Ball pode alcançar 250 rotações por segundo e chegar até 16 kg”.

É recomendada na preparação de atletas: ele tem sido usado com sucesso como aparelho para preparação física de mãos e braços para ciclistas, tanto nas modalidades que exigem muito estresse dos braços (como downhill e cross) quanto nas que exigem esforços prolongados.

Para exercícios de esforço, ele é recomendado em séries de 30 segundos em cada braço, seguidas de novas repetições no sentido contrário, com alongamento entre cada repetição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário